segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O lado de cá




MORAR FORA...
"… Não é apenas aprender uma nova língua.
Não é apenas caminhar por ruas diferentes ou conhecer pessoas e culturas diversificadas.
Não é apenas o valor do dinheiro que muda.
Não é apenas trabalhar em algo que você nunca faria no seu país.
Não é apenas ter a possibilidade de ganhar muito mais dinheiro do que se ganhava.
Não é apenas conquistar um diploma ou fazer um curso diferente.
Morar fora não é só fazer amigos novos e colecionar fotos diferentes.
Não é apenas ter horários malucos e ver sua rotina se transformar.
Não é apenas aprender a se virar, aprender a cozinhar.
Não é apenas comer comidas diferentes, pagar suas contas, se preocupar com o aluguel, com o gás e a energia.
Não é apenas não ter que dar satisfações e ser dono do seu nariz.
Não é apenas amar o novo, as mudanças e também sentir saudades de pessoas queridas e algumas coisas do seu país.
Não é apenas pular da cama em um segundo as 4 da manhã quando a família ou um amigo querido liga pra você (A diferença de fuso não interessa).
Não é apenas a distância.
Não são apenas as novidades.
Não é apenas uma nova vista ao abrir a janela. Ou mudar para uma nova casa.

MORAR FORA é se conhecer muito mais… É amadurecer e ver um mundo de possibilidades à sua frente.
É ver que é possível sim, fazer tudo aquilo que você sempre sonhou e que parecia tão surreal.
É perceber que o mundo está na sua cara e você pode sim, conhecê-lo INTEIRO! É ver seus objetivos se realizarem e…se transformarem.
É mudar de idéia. É colocar em prática. É ver sua mente se abrir muito mais, em todos os momentos. É se ver aberto para a vida. É não ter medo de arriscar.
É aceitar desafios constantes.
É se sentir na Terra do Nunca e não querer voltar.
É QUERER VOLTAR E NÃO CONSEGUIR SE IMAGINAR NO MESMO LUGAR!
Morar em outro país é se surpreender com você mesmo.
É se descobrir e notar que na verdade, você não conhecia a fundo algo que sempre achou que conhecia muito bem: VOCÊ MESMO!!!”

Pegou o recado? haha
Beijo! =*

Frase do post: "E a tristeza nem pode pensar em chegar..."

sábado, 29 de agosto de 2009

A voz de dentro


Hello strage!
As vezes eu penso se não estou fugindo do foco quando posto textos e pensamentos.
Na verdade, eles tranferem todos meus sentimentos do dia-a-dia na vida fora do país.
Mas tudo bem mesmo que eu esteja levando para o lado pessoal.
Recebi por e-mail um texto muito simples e claro!!!
AUTOR DESCONHECIDO. Enjoy it!

"Felicidade não vem dos outros. Vem de Você. Só Você tem o dom de transformar sua vida. Se está esperando outras pessoas mudarem, fazerem ou trabalharem para sua felicidade, vai esperar eternamente, porque felicidade é obra somente sua.

Tudo que é valioso vem de dentro. A pérola está dentro da concha. O ouro está guardado dentro da terra ou dentro da água. O valor do livro está dentro das páginas. O tesouro está protegido dentro do cofre. Por que o reino do céu está fora? Fora de nós? O reino do céu está dentro de nós.

Buscamos sermos felizes por fora. Queremos aquela carreira profissional. Queremos aquele homem ou aquela mulher. Desejamos possuir um belo físico. Almejamos o carro do ano, o mais moderno do que o dos amigos. Queremos a roupa mais vistosa e, se possível, com marca famosa. Fazemos de tudo para sermos o mais popular entre os amigos ... Buscamos a felicidade por fora de nós. Por isso somos tão infelizes. Ninguém pode fazer o outro feliz. Só ele mesmo.

Não faça promessas impossíveis do tipo: benzinho farei você muito feliz! É muita responsabilidade. Podemos compartilhar felicidade com outra pessoa e não trabalhar dentro dela porque isso é obra individual. Nem Deus mexe com o interior do homem. Cada criatura é um universo único.

Não queira ser igual ao outro. Não queira copiar o outro, o que ele veste, o que ele faz ou o que ele fala. Seja Você mesmo. Não copie.

Não se prenda com as opiniões dos outros. Se Você acha que é assim diga “eu acho assim”. Não se preocupe com as opiniões de fora, se preocupe com a sua opinião – de dentro de Você.
Claro que se fizer algo errado ou que ofenda ou machuque, procure se corrigir. Há leis que temos que respeitar, leis humanas e divinas. Seja sincero, se não quer ou não gosta de algo, diga: “não gosto”. E se ouvir algo que não gostou, não se sinta infeliz. Não ligue. Não ligar é não se deixar ofender, magoar. Não é o outro que fez Você se magoar, é Você que se deixou magoar ou ofender. Você é que escolhe o que vai sentir e não a outra pessoa. Os outros não mexem em nosso sentimento, só nós. Eles estão fora, nós estamos dentro. Não se envergonhe daquilo que sentiu. Sentir é humano. Só as pedras não sentem raiva, orgulho, vaidade, amor, alegria ... Procure conhecer o grau dos seus sentimentos e assim, seja senhor deles, e não escravo. Não reprima aquele sentimento que o faz se envergonhar. Eduque-o. Reprimir um sentimento é reprimir todos. Repressão traz doenças na alma.

Assuma seus erros e se perdoe. O erro leva-nos ao acerto e o acerto nos leva à ascensão.

Outra coisa importante é sobre o apego. Não nos apeguemos às coisas, às pessoas ou situações. Um dia as coisas serão transferidas para outros “donos”, as pessoas partirão e as situações se modificarão. Nada está parado no Universo. Os que param, estacionam. Mudança é progresso. As pessoas nascem sozinhas, morrem sozinhas e sozinhas viajam pela eternidade. Não fique na dependência do outro, deixe o outro livre para crescer também. Cada viajante carrega a sua própria mala e esta mala se chama experiência. A experiência é individual.

Não fique preso às coisas de fora. Ouçamos a voz que chama e ela está no nosso universo interno. Essa voz está nos convocando para entrar dentro de nós e nos pergunta: quem somos? Temos que saber a resposta.

Ligue-se consigo antes de se ligar às outras pessoas. A solidão que está reinando em toda humanidade nos dias atuais veio, justamente, para facilitar esse conhecimento. Quando estamos em lua de mel com nossos amores, amigos e família, não temos tempo para entrar no nosso reino do céu. O tempo urge e a urgência do auto-conhecimento do homem é para fazê-lo
Nascer. O nascimento é de dentro para fora. Conhece-te a ti mesmo. Quem és, de onde vens e para onde vais?

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Unwritten

É estava meio sumida pois era muita coisa pra fazer.
Meu curso de Marketing está terminando essa semana e estou com 2 provas finais muita coisa pra estudar...grr..

Continuo no meu caminho. Viro a vida do avesso e volto num giro de 180 graus. Cada hora num ponto diferente.A vida muda de cor toda hora...mas bom mesmo é quando está arco-iris.Amigos vão e vem...amores também, e outros tantos.Só fica aquele que se faz valer a pena.
Já andei por tantas estradas.Ja sorri e sofri por tantas causas. Meu mundo não tem conto de fadas. Essa uma mistura de sentimentos tantos traz sorrisos e prantos.Em cada despedida esqueci meu coração batendo lá. Aos poucos me transformei em tantas outras que hoje a terra inteira é meu lugar.
Se eu pudesse responder quem sou eu nessa mistura tão bonita..mas sigo sendo mais uma Maria da Silva. Aqui, acolá..em qualquer lugar.
Mais um dia chega na minha vida..ai me aventuro num universo de cores e palavras. Hey menina: "Escrever é uma forma de desvendar o mundo".
Escrevendo lembro do que ficou distante..faz pensar. Mas pelo poder que há na Saudade...voltará!
Se está certo ou se está errado..deixa como está. A cada novo dia Deus me dá uma nova página pra escrever minha vida e a minha história sou que quem faço, porque o resto ainda não está escrito. E a vida ainda nào terminou...

A alegria cura a culpa!

Saudades
=*

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SWEET AS!


Afinal, KIWI é uma fruta, um pássaro ou o apelido dos Neo-zeolandezes? Os 3 então!
O Kiwi passarinho vive em par e assim como os pinguins, têm um só parceiro por toda vida.(Eu sempre falo que deveríamos aprender com o animais hahah).Esse passarinho está extinto mas pode ser encontrado por exemplo no Zoologico de Auckland.A fruta recebeu o nome por se parecer bastante com o pássaro e a produção aqui é muito grande.
Um amigo estava me contando a história da NZ esses dias atras. Se é verdade eu não sei mas achei interessante a criatividade..=) segue:
A Nova Zelândia tinha suas terras apenas habitadas pelo Maoris quando Abel Janszoon(um navegador holandes)a avistou em Dezembro de 1642. Até 1729 nenhum europeu pisou nessas terras ate o capitão James Cook da marinha britanica desembar na Ilha Norte e logo conquistar a simpatia do povo maori(até hoje não sei como). Como naquela época, os maoris não tinham registros escritos, a história da NZ começa com a chegada de Cook.
Com tantas guerras e revoltas entre a Inglaterra e outros países, haviam muitos prisioneiros inimigos. Após a NZ ser colonizada, dizem que os prisioneiros e as mulheres grávidas, que haviam perdido o marido em batalhas, eram mandados junto com deficientes mentais para essas ilhas, na intenção dos ingleses "se livrarem" deles. Aqui eles poderiam seguir suas vidas sem encomodar e serem encomodados. Como não haviam muitas leis para essas terras, a vida era livre e as pessoas faziam o que bem queriam.
Esses antepassados justificaria porque hoje muitos kiwis (as pessoas) tem problemas de depressão e com bebidas. Normalmente bebem muito e sofrem de solidão, por isso há um grande índice de suicídio. Achei legal contar por ser um fato curioso.
Apesar isso, a NZ possui um dos melhores programas de saúde pública do mundo e muitos grupos de apoio.
Mesmo sendo um dos últimos lugares a serem colonizados, a NZ está entre as melhores saúde e educação do mundo.
A NZ também foi o 1o país a dar direito de voto ás mulheres.
Há também um índice de cancêr muito grande pelo fato da NZ estar localizada em um buraco da Camada de Ozonio, ou seja, sol sem protetor aqui..nem pensar!
SWEET AS é uma gíria muito usada com sentido: de boa, da hora.
"Why does the love to this to me" é a música que o kiwis enchem o peito pra cantar. Não descobri ainda, que cargas d'agua, faz esse povo conhecer e amar tanto essa música.
Você pode ouvir a música no link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=q9F8nh3MvTc

=**

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

KIA ORA - WELCOME- BEM VINDO




Kia Ora...
Nesse post vou falar do povo Maori e o Haka
Assim como no Brasil os nativos são os povos indígenas, aqui na NZ existem os Maoris.
Na lingua deles a palavra MAORI era usada pra distinguir humanos mortais de divindades e espiritos, melhor dizendo seres "normais" . A língua maori utiliza apenas 14 letras do alfabeto latim.
A NZ foi um dos últimos lugares da Terra a serem descobertos e colonizados e não há indicios de outras tribos ou raças aqui, antes dos maoris.Diferente do Brasil, aqui os nativos defenderam suas terras com unhas e dente...literalmente. Qualquer invasor era recebido com batalhas sangrentas, o que fazia o invasor desistir ou virar jantar. Eca!!Os maoris quando entravam em guerra, cortavam a cabeça do inimigo e as colocavam em urnas sagradas. Eles eram canibais e a carne dos inimigos era prato principal. Hoje, o prato principal desse povo dá-se por vegetais cozidos, inclusive KUMARA (batata-doce).Para os maoris, há uma riqueza muito grande quanto se fala sobre tatuagens, que também diferencia um clã/tribo de outro. Para eles, quanto mais o homem cobre o rosto de tatuagem, mais nobre ele é. A tatugem no queixo era usada para aumentar a boca e significa o sangue das vitimas, assustando o inimigo.
O HAKA é uma dança de guerra. Com movimentos braçais, carecas, gritos fortes, os maoris convidavam o inimigo a luta, bem dizendo:"Venha, me encare que não tenho medo de você".
Hoje o HAKA é cantado no inicio dos jogos do ALL BLACKS (considerado o melhor time de rugby do mundo), também tradição local.
Para o povo maori, tudo que há na natureza é sagrado, representa deuses e dando vida até as montanhas.O cumprimento oficial desse povo é o tocar o nariz de outra pessoa, com o próprio nariz. É sinal de amizade e uma graça de se ver!
É uma cultura um pouco assutadora, mas bem interessante. Hoje os Maoris vivem como outras raças, inclusive não saem da frente do MC Donalds da Queen St hahuahua.
No video abaixo você pode assistir a dança Haka, cantada pelos ALL BLACKS.

http://www.youtube.com/watch?v=tdMCAV6Yd0Y&feature=related

Para escrever esse post, tive ajuda do site o WIKIPÉDIA e do PORTAL OCEANIA.

;*

sábado, 1 de agosto de 2009

City of Sails


Não é a toa que a Nova Zelândia é cenário de filmes como "Senhor dos Anéis" e "O último Samurai".
Sua beleza natural virou estimulo tanto para Hollywood como para visitantes.
Mesmo com habitantes nativos, os maoris,com descendentes de europeus e imigrantes de todo o mundo, o número de habitantes não chega a 4 milhões.
A maioria se concentra na Ilha Norte, onde fica Wellington (a capital) e Auckland (a maior cidade da NZ - onde moro).
A produção de lã é uma das maiores fontes econômicas do país. Ha uma média de 10 ovelhas por habitante no país.
Auckland - City of Sails (cidade das velas) tem uma estimativa de a cada 5 habitantes, 3 tem um veleiro/lancha. (Os 2 habitantes que não têm devem ser brasileiros trabalhando em restaurante hauhau).
Em Auckland há um mix muito grande de nacionalidades...andar na Queen St é como se estivesse andando na China ou Japão. Em qualquer esquina você encontra gente da Índia, Dubai, Arábia Saudita, China, Japão, Coréia, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, bom se der sorte, você encontra algum neozeolandes.Mas o mais legal na Queen St é ver o quanto as pessoas são elas mesmas. São muitos olhares, cada um com sua história.Gostoso mesmo é caminhar pela Queen St, domingo de sol, ao som de saxofone, violinos..violões.Como na foto acima.É esse mix que faz do país, único.
No inverno é dificil encontrar emprego. Baixa temporada, as pessoas quase não gastam. As coisas melhoram no verão...o calor traz a esperança!
Sweet as! =*

"Mochila de valores"


Há alguns anos, quando os pais falavam: "Meu filho mora na Inglaterra". "Minha filha estuda nos EUA"...quem ouvia achava maravilhoso. Era sinal de status, inteligência, riqueza..haha
Não que hoje não seja, afinal juntar R$15 mil pra fazer uma viagem pro exterior, ainda não é pra qualquer um.
Muito bonito de se ver...complicado de se viver.
Quando a gente resolve sair para o mundo, a gente pensa e repensa em tudo que pode nos acontecer mas a vida insiste em nos pregar algumas peças.
É fato, vir e trabalhar de camareira, garçonete, jardineiro é a coisa mais normal, nao se espantem. E acreditem, não é tão ruim assim. Eu topei mais uma vez o desafio de correr atrás da vida não importa mesmo não estando tão bem das pernas.
Então..aqui estou, em Terras Maoris que me assusta todos os dias. (E olha que não é pq moro do lado do cemitério hiuhiu).Assusta pq a gente precisa fazer a vida acontecer,faça chuva ou faça sol, ja que o mundo que vejo pela minha janela não anda tão amigavel como eu esperava.Eu jogo com as cartas que a vida me dá.
Esse país tem vários cantinhos incríveis.Cada praia,um por do sol mais bonito. Cada montanha uma nova maneira de agradecer a Deus. Incrivel.
Ainda não tive oportunidade de viajar muito.
A foto ai de cima é da vista de Devonport, uma praia aqui perto.
Enjoy it!